O departamento comercial não é o marketing e o marketing não é o comercial!
É muito comum nos depararmos com situações em que o departamento comercial assume funções do marketing ou vice-versa. Mas você sabe o porquê essa não é a melhor prática para sua empresa?
Primeiro vamos deixar claro um ponto: marketing e comercial não são inimigos, nem rivais. Ainda mais em uma mesma empresa.
Porém, é importante conseguir delimitar as funções de cada setor para, justamente, conseguir obter os melhores resultados para sua marca.
O Departamento Comercial dispensa explicações. Ele é, provavelmente, o setor mais importante para qualquer empresa, afinal, sem vendas, não há sustentação para um negócio. O ponto de atenção para o departamento comercial é que ele naturalmente já tem muitas funções e, principalmente, muitas RESPONSABILIDADES.
Então pense da seguinte forma: se você tiver que colocar um vendedor para fazer a função do marketing, quem vai cobrir as funções desse vendedor? Outro vendedor? E como ficará a carteira desse vendedor? Cheia? Ele vai conseguir atender adequadamente seus clientes?
Correr o risco de perder clientes que eram bem atendidos por conta de outra função atribuída a uma pessoa da equipe não é a melhor das opções. Aí está a necessidade do departamento de marketing.
Mas afinal, o que esse departamento vai fazer?
Para responder essa pergunta, vamos fazer uma analogia. É comum ouvirmos que o cérebro possui o lado direito e o esquerdo, cada um com sua tendência definida: um é o lado racional o outro, o emocional.
O marketing é praticamente o emocional do comercial, que é o lado racional. Uma das principais atribuições do departamento de marketing é dar suporte aos objetivos do departamento comercial.
O comercial possui metas estabelecidas, vendas para fazer e metas para “bater”. Mas se ele está com dificuldades em conseguir novos clientes, por exemplo, é o marketing que deve dar esse suporte: formular estratégias para gerar leads, comunicar produtos e serviços, estabelecer a diferenciação da concorrência, etc.
Claro, o marketing também terá outras funções de suporte. Por exemplo, ele pode ter que dar suporte ao RH para ajudar a divulgar vagas e organizar eventos de captação de talentos. Assim como o departamento de marketing pode precisar realizar contratações de serviços terceirizados, como agências, consultorias e fornecedores de insumos gráficos ou brindes.
Mas o ponto principal é: determine e delimite as funções dos departamentos para poder atingir todos os objetivos da empresa da melhor forma possível.
Conheça nossos serviços de marketing, clique aqui para entrar em contato
Contato
entre em contato